quarta-feira, 22 de junho de 2016

OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER

OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER
Johann Wolgang Goethe

Que este pequeno livro te seja um amigo, se a sorte ou a
tua própria culpa não permitem que encontres outro mais à mão!

que é então o coração humano? Apartar-me de
você, que tanto estimo, você, de quem eu era inseparável, e andar contente!

Quero fruir o presente e considerar o passado como passado.

os homens sofreriam menos se não se aplicassem tanto  a invocar os males idos e
vividos, em vez de esforçar-se por tornar suportável um presente medíocre.

Cada árvore, cada sebe forma um tufo de flores, e a gente tem vontade de transformar-se em abelha
para flutuar neste oceano de perfumes e deles fazer o único alimento.

Minha alma inunda-se de uma serenidade maravilhosa, harmonizando-se com a das doces manhãs
primaveris que procuro fruir com todas as minhas forças.

Bem sei que não somos, nem podemos ser todos iguais; sustento, porém, que aquele que julga
necessário, para se fazer respeitar, distanciar-se do que nós chamamos povo é tão digno de lástima
como o covarde que se esconde a aproximação do inimigo, de medo de ser vencido.

Se você me perguntar como e a gente daqui, serei forçado a responder: "A mesma de toda parte".
Como a espécie humana é uniforme! A maioria sofre durante quase todo o seu tempo, apenas para
poder viver, e os Poucos lazeres que lhe restam são de tal modo cheios de preocupações, que ela
procura todos os meios de aliviá-las. Oh, destino do homem!

Concentro-me e encontro um mundo em mim mesmo!
Tudo flutua vagamente nos meus sentidos, e assim, sorrindo e sonhando,
prossigo na minha viagem através do mundo.

Dir-se-ia que a dança existe somente para
ela e que ela não pensa e não existe senão para dançar, porque, nesse momento, a seus olhos tudo o
mais é como se não existisse.

E é assim que o homem de índole mais inquieta acaba por aspirar ao retorno à sua pátria,
encontrando em sua cabana, no regaço da esposa, entre os filhos e no trabalho para sustentá-los, a
felicidade que em vão procurou na terra inteira.

Ora, nada me aborrece mais do que ver as pessoas se atormentarem umas às outras; e
sobretudo os jovens, em plena primavera da vida, quando o coração podia desabrochar a todas as
alegrias, estragarem reciprocamente os seus melhores dias, para reconhecerem mais tarde que
esbanjaram bens que nunca mais serão recuperados.

- Ali! se disséssemos a nós mesmos, cada dia: "Tu só podes fazer uma coisa àqueles a quem amas:
deixar-lhes as alegrias que possuem e aumentar a sua felicidade participando dessas mesmas
alegrias!

encontra alguém para o qual a impele um sentimento desconhecido e poderoso. É para esse
alguém que se voltam todas as suas esperanças; ela esquece o mundo e não ouve, não ve, não sente
senão esse alguém; só Ele existe para ela, só a Ele deseja.

0 homem é sempre o homem; a parcela de inteligencia que possa ter
raras vezes conta, ou não pode ser admitida em absoluto, desde que suas paixões se desencadeiem
e Ele se veja acuado nos extremos da sua humanidade.

A coisa mais certa deste mundo é que o afeto, somente, torna o homem necessário.

Isto me convence de que um
autor estraga a sua obra, revendo-a e corrigindo-a para uma segunda edição, pois ela nada ganha
quanto ao conteudo poético. A primeira impressão nos encontra em estado passivo, a tal ponto que
o homem pode aceitar as coisas mais inverossímeis; e, como se fixam fortemente no seu espírito, ai
daqueles que depois pretendam apagá-las ou arrancá-las!

Por que é que aquilo que faz a felicidade do homem acaba sendo, igualmente, a fonte de suas
desgraças?

De algum modo, era como se eu me tornasse um Deus pela plenitude de emoção que transbordava de mim, e as magníficas imagens do mundo infinito, agitando-se em minha alma, enchiam-na de uma vida
nova. Via-me cercado de montanhas gigantescas; diante de mim abriam-se abismos onde se
precipitavam as torrentes formadas pelas chuvas das ,tempestades. Embaixo, os rios rolavam suas
ondas impetuosas, as florestas e as montanhas estremeciam. Eu via todas as forças insondáveis da
natureza agir umas sobre as outras, e juntas se fecundarem na profundeza da terra; via espécies
diversas de criaturas pulular sobre a terra e sob os céus.

Pobre homem insensato, que julgas
todas as coisas pequenas, por que és, também, tão pequeno?

 para sentir, um só momento, fraco e limitado como me sinto, correr em minhas veias uma
gota da felicidade proporcionada pelo ser que produz todas as coisas em si e por si mesmo.


 Tudo nos falta quando estamos em falta conosco mesmos!

Tudo quanto se acha fora de nós parece mais belo, e todos os homens mais perfeitos
do que nós. E isto é natural porque sentimos demasiado as nossas imperfeições e os outros sempre
parecem possuir precisamente aquilo que nos falta. Em consequencia, nós lhes acrescentamos tudo
quanto está em nós mesmos e, para coroar a obra, concedernos-lhes também certa facilidade
miraculosa que exclui toda idéia de esforço. E eis esse bem-aventurado mortal convertido num
conjunto de perfeições por nós mesmos criadas.

É verdade que o caminho seria mais curto e mais comodo se não fosse a montanha; mas
a montanha existe e é preciso seguir viagem!

. Não há tesouro comparável à paz de espírito e a estar a gente
satisfeito consigo próprio!

Transpus a entrada da vila e encontrei-me comigo mesmo.

De que me
serve poder dizer hoje, com todos os colegiais, que a terra é redonda? Para ser feliz, poucas
palavras bastam ao homem, menor numero ainda é preciso para que Ele encontre repouso.

Ali! o que eu sei, todos podem saber; meu coração, porem, só eu, mais
ninguém pode possuí-lo.

Sim, nada mais sou do que um viajante, um peregrino sobre a terra! E você é alguma coisa mais do
que isso?

Rio-me do meu coração ... e só faço o que Ele quer.

Sim, é isso mesmo! Assim como a natureza se inclina para o outono, também o outono vive dentro
de mim e em torno de mim. As folhas da minha alma vão amarelecendo, enquanto as folhas das
árvores vizinhas tombam.

Que vazio horrível sinto em meu peito! Quantas vezes digo a mim mesmo: "Se você
pudesse uma vez, ao menos uma vez, apertá-la contra o coração, esse vazio seria preenchido".

Ah! o que trago em mim de amor, - alegria, calor e embriaguez só de mim
depende, não me poderá ser dado por outrem; e, o coração transbordando de felicidade, não
poderei fazer feliz esse outrem, se Ele permanece frio e sem força diante de mim.

Tenho-a toda em mim, e o sentimento que experimento por ela absorve tudo. Tenho-a toda em
mim, e sem ela tudo é para mim como se não existisse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário