terça-feira, 19 de abril de 2016

A Elegância do Ouriço (Muriel Barbery)


"Os homens,que se perdem por desejar, melhor fariam se se limitassem às suas necessidades."

"E me flagro dizendo bem alto: viver talvez seja isso.Pensamento profundo Se quiser se cuidar  Cuide Dos outros E sorria ou chore Por essa feliz reviravolta do destino"

"Então, é assim? De repente, todos os possíveis se apagam? Uma vida cheia de projetos, de conversas apenas começadas, de desejos nem sequer realizados, apaga-se num segundo e não tem mais nada, não há mais nada que fazer, não se pode voltar atrás?Pela primeira vez na vida senti o significado da palavra nunca."

"Afinal, sempre temos a ilusão de que controlamos o que acontece; nada nos parece definitivo."

"E mais: acho que a lucidez torna o sucesso amargo, ao passo que a mediocridade espera sempre alguma coisa."

"Rimos e conversamos mais um pouco de uma coisa e outra, na quietude das velhas amizades. Esses momentos são preciosos para mim,"

"Deus saberá qual de nós dois mais se humilha."

"Não sei muito bem como explicar isso, mas, quando nos deslocamos, somos, de certa forma, desestruturados por esse movimento poro: estamos ali e ao mesmo tempo não estamos ali porque já estamos indo para outro lugar,se entendem o que quero dizer. Para parar de se desestruturar,é preciso parar de se mexer. Ou você se mexe e não está mais inteiro, ou você está inteiro e não pode se mexer."

"O que faz a força do soldado não é a energia que ele concentra ao intimidar o outro,enviando-lhe um monte de sinais, mas é a força que ele é capaz de concentrar em si mesmo, ficando centrado em si mesmo.
Olhei ao redor para um mundo que,subitamente, se enfeitou de cores.."
  
"A beleza se perdoa tudo, até mesmo a vulgaridade. A inteligência deixa de parecer apenas uma justa compensação das coisas, algo como um reequilíbrio que a natureza oferece aos filhos menos favorecidos, e fica parecendo um brinquedo supérfluo que realça o valor da joia. A feiura,em compensação, já é sempre culpada."

"Você pode esperar de mim seriedade no trabalho, calma no lar e ternura no momento exato."

"O gato neste mundo
 Esse totem moderno
E, por intermitência, decorativo
Pelo menos, na nossa casa é assim. Se vocês querem compreender nossa família, basta olhar para os gatos. Nossos dois gatos são gordos odres que comem croquetes de luxo e não têm nenhuma interação interessante com as pessoas. Arrastam-se de um sofá para outro, deixando pelos por todo lado, e ninguém parece ter entendido que eles não têm o menor afeto por quem quer que seja. O único interesse dos gatos é que são objetos decorativos móveis, um conceito que acho intelectualmente interessante mas que não se aplica aos nossos por terem a barriga grande demais."

"Considero que meu destino me ensinou, melhor que a ninguém, a resistir às sugestões negativas do pensamento mundial."

"A fenomenologia me escapa, e isso é insuportável."

"Não dou a menor bola para o lugar onde estou, contanto que tenha a satisfação de circular sem problema dentro da minha cabeça."

"Porque os maus de verdade detestam o mundo inteiro, sem dúvida, mas sobretudo a si mesmos."
  
"A verdadeira novidade é aquilo que não envelhece, apesar do tempo."

"Assim acontece em muitos momentos felizes de nossa vida. Livres do fardo da decisão e da intenção, navegando em nossos mares interiores, assistimos como se fossem atos de outra pessoa aos nossos diversos movimentos e admiramos sua involuntária excelência."

"Mas entendi muito cedo que uma vida se passa num tempinho à-toa, olhando para os adultos ao meu redor, tão apressados, tão estressados por causa do prazo de vencimento, tão ávidos de agora para não pensarem no amanhã... Mas, se tememos o amanhã, é porque não sabemos construir o presente e, quando não sabemos construir o presente, contamos que amanhã saberemos e nos ferramos, porque amanhã acaba sempre por se tornar hoje, não é mesmo?/Portanto, não devemos de jeito nenhum esquecer aquilo. E preciso viver com essa certeza de que envelheceremos e não será bonito, nem bom, nem alegre. E pensar que é agora que importa: construir agora, alguma coisa, a qualquer preço, com todas as nossas forças. Sempre ter na cabeça o asilo de idosos a fim de nos superarmos a cada dia, para tornar cada dia imperecível. Escalar passo a passo nosso próprio Everest e fazê-lo de tal modo que cada passo seja um pouco de eternidade.O futuro serve para isto: para construir o presente com verdadeiros projetos de pessoas vivas."

"Temos de conceder aos outros o que autorizamos a nós mesmos"

"Sra. Michel tem a elegância do ouriço: por fora, é crivada de espinhos,uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto os ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolentes, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes."

"Nunca vemos além de nossas certezas e, mais grave ainda, renunciamos ao encontro, apenas encontramos a nós mesmos sem nos reconhecer nesses espelhos permanentes. Se nos déssemos conta, se tomássemos consciência do fato de que sempre olhamos apenas para nós mesmos no outro, que estamos sozinhos no deserto, enlouqueceríamos."

"E porque é preciso abusar das coisas realmente boas,"

"E a caminho de casa pensei: ai dos pobres de espírito, que não conhecem o transe nem a beleza da língua."

"Elas preferem as histórias às teorias, as anedotas aos conceitos, as imagens às idéias. Isso não as impede de filosofar. Assim, seremos civilizações tão corroídas pelo vazio que só vivemos na angústia da falta? Só desfrutamos de nossos bens ou de nossos sentidos quando temos certeza de desfrutar ainda mais deles?"

"E a primeira vez que encontro alguém que se preocupa comigo quando fala comigo: não fica à espreita de aprovação ou desacordo, olha para mim com cara de quem diz: "Quem é você? Quer falar comigo? Que prazer eu tenho de estar com você!". E isso que eu queria dizer quando falei em boa educação, essa atitude de uma pessoa que dá à outra a impressão de estar ali."

"O fascínio pela inteligência é fascinante."

"É sempre um milagre. Todas aquelas pessoas, todas aquelas preocupações, todos aqueles ódios e todos aqueles desejos, todos aqueles desesperos, todo aquele ano de colégio com suas vulgaridades, seus acontecimentos menores e maiores, seus professores, seus alunos heterogêneos, toda essa vida em que nos arrastamos, feita de gritos e lágrimas, risos, lutas, rupturas, esperanças desfeitas e chances inesperadas: tudo desaparece de repente quando os coristas começam a cantar. O curso da vida se afoga no canto, há uma impressão de fraternidade, de solidariedade profunda, de amor mesmo, e isso dilui a feiura do cotidiano numa comunhão perfeita. ... Vejo seres humanos que se entregam ao canto. É sempre a mesma coisa, tenho vontade de chorar, fico com a garganta apertada e faço o possível para me controlar, mas às vezes chego ao limite: mal consigo me reter para não soluçar. Então, quando tem um cânone, olho para o chão, porque é muita emoção ao mesmo tempo: é muito bonito, muito solidário, muito e maravilhosamente comunicante. Não sou mais eu mesma, sou uma parte de um todo sublime a que os outros também pertencem, e nesse momento sempre me pergunto por que não é essa a regra do cotidiano em vez de ser um momento excepcional de coral.Quando o coral pára, todos batem palmas, com o rosto iluminado, e os coristas radiantes. É tão bonito.Finalmente, fico pensando se o verdadeiro movimento do mundo não seria o canto."

"Que faz a Arte por nós? Ela dá forma e torna visíveis nossas emoções, e, ao fazê-lo,apõe o selo de eternidade presente em todas as obras que, por uma forma particular, sabem encarnar a universalidade dos afetos humanos.O selo da eternidade..."

"Sabem o que é uma chuva de verão?Primeiro, a beleza pura rompendo o céu de verão, esse temor respeitoso que toma conta do coração, sentir-se tão irrisório no próprio centro do sublime, tão frágil e tão repleto da majestade das coisas, siderado, agarrado, radiante pela munificência do mundo.Em seguida, caminhar por um corredor e, de repente, penetrar num quarto de luz. Outra dimensão, certezas que acabam de nascer. O corpo já não é uma ganga, o espírito habita as nuvens, a força da água é dela, dias felizes se anunciam, num novo nascimento.Depois, como as lágrimas, às vezes, quando são redondas, fortes e solidárias, deixam atrás de si uma longa praia lavada de discórdia, a chuva, no verão, varrendo a poeira imóvel é para a alma das criaturas como uma respiração sem fim.Assim, certas chuvas de verão se implantam em nós como um novo coração que bate em uníssono com o outro." 

"Sempre fico fascinada pela abnegação com que nós, humanos, somos capazes de dedicar uma grande energia à busca do nada e à mistura de pensamentos inúteis e absurdos."

"Tenho medo de ir a mim mesma e de ver  o que acontece ali dentro. Tenho vergonha também."



Um comentário:

  1. Eu li esse livro há muito tempo, mas essas anotações me fizeram recordar o quão profundo ele consegue ser. Com toda certeza lerei novamente.

    ResponderExcluir