quarta-feira, 13 de abril de 2016

Ana Karenina

ANA KARENINA
Sem dúvidas, meu romance favorito.

"Resposta, só  aquela que a vida costuma dar a todas as questões complexas e insolúveis: viver o dia a dia, isto é: divertir-se
Só lhe restava distrair-se com o sonho da própria vida.
Não é que não sejas capaz, encaras mal o assunto.
Deixou de querer ser outro que não ele próprio, e apenas desejou ser melhor do que fora até ali. Em primeiro lugar decidiu que dai por diante não poria as suas esperanças numa felicidade extraordinária (..),e por conseguinte, não iria desprezar tanto o momento presente."

“Façam o que quiserem, se isso lhes agrada. Sou feliz, e minha felicidade não pode ser maior nem menor, façam vocês o que fizerem.”

"Perguntou a si mesmo se sentia alguma pena de perder a liberdade.
Sorriu a pensar nesse problema. “Liberdade”? Para que quero eu liberdade?  A felicidade consiste em amar e desejar, em pensar com os pensamentos e desejos dela, isso é, em não ter liberdade alguma. Isso é felicidade!"

"Não vejo tudo negro, mas procuro nada ver."


"Estas a me examinar?  - perguntou ela . – Perguntas a ti própria como posso eu na minha situação parecer feliz? O que se passou comigo é qualquer coisa de maravilhoso, parece um sonho. Aconteceu comigo o que costuma acontecer quando nos sentimos angustiadas em sonhos, cheias de medo, e, ao acordarmos, nos damos conta de que todos esses pavores deixaram de existir. Estou acordada. Atravessei momentos dolorosos e terríveis, mas há muito já, sobretudo desde que aqui vivemos que sou feliz!
- Não considero nada, sempre gostei de ti. E quando se gosta de uma pessoa, gosta-se dela tal qual é e não como nós queríamos que fosse.
Nada pretendo demonstrar, apenas desejo viver sem prejudicar ninguém, exceto a mim própria.
Para mim, o principal é não me sentir culpado."

"Trabalho, sinto-me contente, e esta é a primeira condição da felicidade."

“- Não disse que é uma instituição caduca?
- Evidentemente, mas seja como for, é preciso trata-la com mais respeito...Sejamos bons ou mais, há milhares de anos que existimos. Se o senhor quiser arranjar um jardim diante da sua casa, não vai deitar abaixo as arvores centenárias que ai haja. Ainda mesmo que fossem contorcidas e velhas não às cortaríamos para plantarmos um canteiro de flores, pelo contrário, trataríamos de dispor os canteiros de tal sorte que não tivéssemos de sacrificar as arvores. Uma árvore dessas não pode fazer-se em um ano. “

Fala o senhor de energia? Energia tem por base o amor, e o amor não se consegue à força.

Não há situação à que um homem se não habitue, principalmente se todos que o rodeiam vivem em iguais condições.

“Se o bem tiver uma causa, já não é bem, se tiver consequências, quer dizer, recompensa, também não. Portando o bem está fora do encadeamento de causas e efeitos. Conheço-o como toda a gente. Querem maior milagre? Será possível que tenha encontrado a solução de tudo?”
“O que sei não me foi revelado pelo pensamento, mas pelo coração.”



"Continuarei, sem dúvida, a impacientar-me...a discutir inutilmente, a exprimir mal as minhas próprias idéias. Sentirei sempre uma barreira entre o santuário da minha alma e a alma dos outros...Continuarei a rezar sem saber por que rezo. Que importa? A minha vida não estará mais à mercê dos acontecimento, cada minuto da minha existência terá um sentido incontestável. Agora possuirá o sentido indubitável do bem que eu lhe sou capaz de infundir!"
Ana Karenina

Nenhum comentário:

Postar um comentário