quarta-feira, 13 de abril de 2016

Diversos




Em montevidéu, existe um menino que explica:
- Eu não quero morrer nunca, porque quero brincar sempre.
(As impressões digitais - Livro dos Abraços)

"A televisão mostra o que acontece? Em nossos países, a televisão mostra o que ela quer que aconteça; e nada acontece se a televisão não mostrar. A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportam bem, o sistema promete uma boa poltrona" (Galeano,1991,p.149).

Recordar: Do latim re-cordis, tornar a passar pelo coração. (Eduardo Galeano)


"Vivo de mim mesmo, de minha propria crença."
(Nietsche)

“Você tem que estar preparado para se queimar em sua própria chama. Como se renovar sem primeiro se tornar cinzas?” Nietzsche




"De modo a descobrir a verdade deve-se primeiro conhecer totalmente a si mesmo. para isso, deve-se remover a si mesmo do contexto costumeiro, até o do próprio século ou país, para então, examinar-se a distância." 
(Quando Nietzsche Chorou)

Todo o estado de alma é uma passagem. Isto é, todo o estado de alma é não só representável por uma paisagem, mas verdadeiramente uma paisagem. Há em
nós um espaço interior onde a matéria da nossa vida física se agita. Assim uma tristeza é um lago morto dentro de nós, uma alegria um dia de sol no nosso espírito.
E - mesmo que se não queira admitir que todo o estado de alma é uma paisagem - pode ao menos admitir-se que todo o estado de alma se pode representar por uma
paisagem. Se eu disser "Há sol nos meus pensamentos", ninguém compreenderá que os meus pensamentos são tristes.
Fernando Pessoa

"Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não fazer !
Ler é maçada,
Estudar é nada.
Sol doira
Sem literatura
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como o tempo não tem pressa..."
(Fernando Pessoa)

"...Por que vocês estão de cabeça para baixo?
- É vc que esta de cabeça para baixo!" (Tem alguém ai)

"Quando duas pessoas se encontram e uma delas esta de cabela para baixo, não é tão facil dizer qual delas está na posição certa. " (Tem alguem ai)
Nesse dia perfeito em que tudo se sazona,não é somente a uva q se doura....um raio de sol caiu em minha vida: olhei dentro de mim, olhei para fora - nunca vi tantas e tão boas coisas de uma vez só. 
(Ecce Homo)

"Nesse dia perfeito em que tudo se sazona,não é somente a uva q se doura....um raio de sol caiu em minha vida: olhei dentro de mim, olhei para fora - nunca vi tantas e tão boas coisas de uma vez só. "
(Ecce Homo)

"Talvez a nossa propria vida influencie o modo como percebemos as coisas num recinto. Se uma coisa não me é importante, é provavel q eu nem a perceba."
O Mundo de Sofia



MENSAGEM – FERNANDO PESSOA
Firme em minha tristeza, tal vivi.
Cumpri contra o Destino o meu dever.
Inutilmente? Não, porque o cumpri.

 O sonho é ver as formas invisíveis
Da distância imprecisa, e, com sensíveis
Movimentos da esp’rança e da vontade,
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte
Os beijos merecidos da Verdade.
(Horizonte)

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
(Mar Portugues)

No vale clareira uma fogueira.
Uma dança sacode a terra inteira.
E sombras disformes e descompostas
Em clarões negros do vale vão
Subitamente pelas encostas,
Indo perder-se na escuridão.
(Fernão de Guimarães)


XII Prece
Senhor, a noite veio e a alma é vil.
Tanta foi a tormenta e a vontade!
Restam-nos hoje, no silêncio hostil,
O mar universal e a saudade.
Mas a chama, que a vida em nós criou,
Se ainda há vida ainda não é finda.
O frio morto em cinzas a ocultou:
A mão do vento pode erguê-la ainda.
Dá sopro, a aragem ou desgraça ou ânsia,
Com que a chama do esforço se remoça,
E outra vez conquistemos a Distância
Do mar ou outra, mas que seja nossa!

Segundo O quinto império
Triste de quem vive em casa,
Contente com o seu lar,
Sem que um sonho, no erguer de asa,
Faça até mais rubra a brasa
Da lareira a abandonar!
Triste de quem é feliz!
Vive porque a vida dura.
Nada na alma lhe diz
Mais que a lição da raiz
Ter por vida a sepultura.
Eras sobre eras se somem
No tempo que em eras vem.
Ser descontente é ser homem.
Que as forças cegas se domem
Pela visão que a alma

Quarto As ilhas afortunadas
Que voz vem no som das ondas
Que não é a voz do mar?
É a voz de alguém que nos fala,
Mas que, se escutamos, cala,
Por ter havido escutar.
E só se, meio dormindo,
Sem saber de ouvir ouvimos,
Que ela nos diz a esperança
A que, como uma criança
Dormente, a dormir sorrimos.
São ilhas afortunadas,
São terras sem ter lugar,
Onde o Rei mora esperando.
Mas, se vamos despertando,
Cala a voz, e há só o mar

"Tenho pensamentos que, pudesse eu trazê-los à luz e dar-lhes vida, emprestariam nova leveza às estrelas, nova beleza ao mundo, e maior amor ao coração dos homens."
Fernando Pessoa




Nos filmes proibidos até 14 anos, permanecia a idéia de que nos Estados Unidos o sexo era diferente. As pessoas se beijavam - de boca fechada  -, depois desapareciam da tela, tudo escurecia e a mulher ficava grávida. Quando se via o beijo do começo ao fim, não havia perigo de e a mulher engravidar. Mas quando as cabeças saiam do quadro ainda se beijando, e a tela escurecia, era fatal: vinha filho. As vezes na cena seguinte.
BANQUETE COM OS DEUSES – LUIZ FERNANDO VERISSIMO


Projectando-se num céu azul, os raios amarelo-alaranjados do pôr do sol podem, em determinadas alturas muitos especiais, brindar-nos com um raro momento de beleza, tão grande que momentaneamente nos achamos desorientados, com o olhar esgazeado. O esplendor do momento deslumbra-nos de tal maneira que a nossa mente, compulsivamente tagarela, nos concede uma pausa por forma a não nos afastar mentalmente do "aqui-e-agora". Banhada em luminescência, parece abrir-se uma porta para uma outra realidade, sempre presente e no entanto raramente presenciada.
PODER DO AGORA



"Deve ser isso que eles chamam de felicidade, disse Necip. Nós poderiamos ser os poetas de nossa própria vida se ao menos pudéssemos primeiro escrever o que haveremos de ser, depois desfrutar as maravilhas que escrevemos."
Neve

"O importante não era o que eu pensava dele, mas o que eu imaginava que ele estava pensando de mim; tentava ver a mim mesmo pelos olhos dele e tentar imaginar o que ele devia estar pensando sobre minha aparência, minhas roupas, a maneira como eu andava, minha história, de onde eu estava vindo, e para onde eu estava indo, quem eu era. Aquilo fazia que eu me sentisse muito mal, mas se tornou um hábito, fiquei acostumado a me sentir degradado (...)na maioria das vezes não são eles que nos depreciam, O que acontece é que nós nos depreciamos."
Neve - Orham Pamuk

As vezes a gente sente uma coisa no coração e tem certeza de que é verdade.

Ka estava convencido de que todo mundo tem o seu floco de neve, as existências individuais podem parecer idênticas vistas à distancia, mas para entender a própria singularidade, basta traçar um mapa dos mistérios do seu próprio floco de neve.

"Deve ser isso que eles chamam de felicidade, disse Necip. Nós poderíamos ser os poetas de nossa própria vida se ao menos pudéssemos primeiro escrever o que haveremos de ser, depois desfrutar as maravilhas que escrevemos."

 " Nesse poema, intitulado "As Estrelas e Seus Amigos" ele desenvolveu a teoria de que toda pessoa tem uma estrela, cada estrela tem um amigo, e para cada pessoa que tem uma estrela há outra pessoa que a reflete, e cada um, como um confidente, leva esse reflexo no coração."

"Eu tento o dia inteiro, mas não consigo evocar a visão de mim mesma sem o manto na cabeça. Em vez disso, fico vendo todas as coisas que quero esquecer"

 "O importante não era o que eu pensava dele, mas o que eu imaginava que ele estava pensando de mim; tentava ver a mim mesmo pelos olhos dele e tentar imaginar o que ele devia estar pensando sobre minha aparência, minhas roupas, a maneira como eu andava, minha história, de onde eu estava vindo, e para onde eu estava indo, quem eu era. Aquilo fazia que eu me sentisse muito mal, mas se tornou um hábito, fiquei acostumado a me sentir degradado (...)na maioria das vezes não são eles que nos depreciam, O que acontece é que nós nos depreciamos."



"Você está sentindo o mesmo que eu?", ele havia escrito. Na verdade não está sentindo nada, Está morrendo de medo. É como se uma nova realidade forçasse o caminho para entrar na sua vida. Pela primeira vez alguem exige que uma resposta dlea. Ele quer saber o que ela sente, que ela acha,. Mas ela não acha nada, não está acostumada a achar coisa alguma. E ela diz a si mesma que não está sentindo nada porque sabe q não deve sentir nada. Sentimentos são vergonhosos, é o que Leila aprendeu.

"Você está sentindo o mesmo que eu?", ele havia escrito. Na verade não está sentindo nada, Está morrendo de medo. É como se uma nova realidade forçasse o caminho para entrar na sua vida. Pela primeira vez alguem exige que uma resposta dlea. Ele quer saber o que ela sente,  que ela acha,. Mas ela não acha nada, não  está acostumada a achar coisa alguma. E ela diz a si mesma que não está sentindo nada porque sabe q não deve sentir nada. Sentimentos são vergonhosos, é o que Leila aprendeu.

"Os poemas ou rimas são passados de umas para as outras próximo ao poço, no caminho para o campo ou ao lado do forno de pão. Falam de amores proibidos, do ser amado como outro homem nunca o marido, frequentemente muito mais velho do que elas. Mas expressam também o orgulho de ser mulher e a coragem demonstrada por elas. Os poemas são chamados de landay, que significa curto. Consistem de poucas linhas, curtas e ritmadas "como um grito, ou uma facada".

O Livreiro de Cabul


"Tudo foi breve 
e definitivo.
Eis está gravado.
não no ar, em mim,
que por minha vez
escrevo, dissipo. "
CDA

O que realmente vale a pena é construir um futuro à partir de hoje, e não resgatar um passado..." 
CARLOS DRUMMONND DE ANDRADE

"A minha vontade é forte, mas a minha disposição de obedecer-lhe é fraca"
(Carlos Drummond)

 Este verso, apenas um arabesco
em torno do elemento essencial - inatingível.
Fogem nuvens de verão, passam ares, navios, ondas,
e teu rosto é quase um espelho onde brinca o incerto movimento,
ai! já brincou, e tudo se fez imóvel, quantidades e quantidades
de sono se depositam sobre a terra esfacelada.
Não mais o desejo de explicar, e múltiplas palavras em feixe
subindo, e o espírito que escolhe, o olho que visita, a música
feita de depurações e depurações, a delicada modelagem
de um cristal de mil suspiros límpidos e frígidos: não mais
que um arabesco, apenas um arabesco
abraça as coisas, sem reduzi-las.
Carlos Drummond de Andrade in A rosa do Povo


O PEQUENO PRÍNCIPE

"Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos. (...) Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante". Saint-Exupéry




Reinvenção

A vida só é possível
reinventada.

Anda o sol pelas campinas
e passeia a mão dourada
pelas águas, pelas folhas. . .
Ah! tudo bolhas
que vêm de fundas piscinas
de ilusionismo... – mais nada.

Mas a vida, a vida, a vida,
a vida só é possível
reinventada.

Vem a lua, vem, retira
as algemas dos meus braços.
Projeto-me por espaços
cheios da tua Figura.
Tudo mentira! Mentira
da lua, na noite escura.

Não te encontro, não te alcança...
Só - no tempo equilibrada,
desprendo-me do balanço
que além do tempo me leva.
Só - na trevas
fico: recebida e dada.

Porque a vida, a vida, a vida,
a vida só é possível
reinventada.

Cecília Meireles in Flor de poemas


"A Vida é como um jogo de paciência e o coringa é aquele que não desiste nunca, mesmo que todas cartas estejam cegas, ele não desiste de abrir os olhos de pelo menos uma delas"
- Jostein Gaarder - O dia do Curinga





MARIO QUINTANA
Vago, solúvel no ar, fico sonhando...
E me transmuto...irriso-me...estremeço...
Nos leves dedos que me vão pintando!
Cidadezinha cheia de graça...
Tão pequenina que até causa dó!
Com seus burricos a pastar na praça...
Sua igrejinha de uma torre só...

Nuvens que venham, nuvens e asas,
Não param nunca nem um segundo...
E fica a torre, sobre as velhas casas,
Fica cisamando como é vasto o mundo!...

Eu que de longe venho perdido,
Sem pouso fixo (a triste sina)
Ah, quem me dera ter lá nascido!

Lá toda a vida poder morar!
Cidadezinha...Tão pequenina
Que toda cabe num só olhar...

Canção da Primavera

Primavera cruza o rio
Cruza o sonho que tu sonhas.
Na cidade adormecida
Primavera vem chegando.

Catavento enloqueceu,
Ficou girando, girando.
Em torno do catavento
Dancemos todos em bando.

Dancemos todos, dancemos,
Amadas, Mortos, Amigos,
Dancemos todos até
Não mais saber-se o motivo...

Até que as paineiras tenham
Por sobre os muros florido!

Canção de Inverno

"Pinhão quentinho!
Quentinho o pinhão!"
(E tu bem juntinho
Do meu coração...)

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!

Cada pessoa pensa como pode ...

A noite acendeu as estrelas porque tinha medo da própria escuridão.

Há noites que eu não posso dormir de remorso por tudo o que eu deixei de cometer.

Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...

Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...

E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...

E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.

Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.

Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!

E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...

Epígrafe
As únicas coisas eternas são as nuvens...

Prosódia
As folhas enchem de ff as vogais do vento.

Clopt! Clopt!
É a ruazinha que tosse, engasgada com o homem da muleta.

Voa um par de andorinhas, fazendo verão.
E vem uma vontade de rasgar velhas cartas,
velhos poemas, velhas contas recebidas.
Vontade de mudar de camisa,
por fora e por dentro . . . vontade . . .
Para que esse pudor de certas palavras? . . .
Vontade de amar, simplesmente.

Sapato florido,

Carreto
Amar é mudar a alma de casa.

Parábola
A imagem daqueles salgueiros nágua é mais nítida e pura que os próprios salgueiros. E tem também uma tristeza toda sua, uma tristeza que não está nos primitivos salgueiros

Exegese
Mas que quer dizer esse poema? – perguntou-me alarmada a boa senhora.
– E o que quer dizer uma nuvem? – retruquei triunfante.
– Uma nuvem? – diz ela – Uma nuvem umas vezes quer dizer chuva, outras vezes bom tempo...

Mentira?
A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer.

Passeio
Oh! Não há nada como um pé depois do outro...

Calçada de Verão
Quando o tempop está seco, os sapatos ficam tão contentes que se põem a cantar.

Não seja muito justo; nem mais sábio do que é necessário, para que não venhas a ser estúpido. (Eclesiastes, 7,16.)

Da observação
Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio,
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio...


DAS UTOPIAS
Se as coisas são inatingíveis...ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!


DA DISCRETA ALEGRIA
Longe do mundo vão, goza o feliz minuto
Que arrebataste às horas distraídas.
Maior prazer não é roubar um fruto
Mas sim ir saborea-lo às escondidas.

DO SABOR DAS COISAS
Por mais raro que seja, ou mais antigo
só um vinho é deveras excelente:
Aquele que tu bebes calmamente
Com teu mais velho e silencioso amigo...

DA IDÉIAS
Qualquer idéia que te agrade,
Por isso mesmo...é tua
O autor nada mais fez que vestir a verdade
Que dentro em ti se achava inteiramente nua...
LONGE É UM LUGAR QUE NÃO EXISTE (Richard Bach)
Podem os km separar-nos realmente dos amigos? Se quer estar com quem ama, já não está lá?

"O tempo não pára!

A saudade é que faz as coisas pararem no tempo..."

Mário Quintana




"Gente cuyo horizonte más lejano fue siempre el dia de mañana...Hay en esos ojos moribundos un sumiso pedido de disculpas y también, muchas veces, un desesperado pedido de consuelo que se pierde en el vacio."
(Ernesto Che Guevara)




Cada livro volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espirito cresce e torna-se forte.
 Um segredo vale o que valem aqueles de quem temos de guardá-lo.
A Sombra do Vento



"Por você, eu faria isso mil vezes." (O caçador de pipas)


Perspectivas são um luxo quando se tem um enxame de demônios zumbindo constantemente na cabeça."
"Quieto significa em paz. Tranqüilidade. Estar quieto é baixar o botão do VOLUME da vida. O silêncio é pressionar o botão pra desligar. Desligar tudo."
 O caçador de pipas


O que realmente vale a pena é construir um futuro à partir de hoje, e não resgatar um passado..."
CARLOS DRUMMONND DE ANDRADE



Nenhum comentário:

Postar um comentário